Sismmap participa na 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício da CNTE.
- SISMMAP
- 21 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá participou nos dias 17, 18 e 19 de março em Brasília (DF), da 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com o tema "Reconstruir o Brasil com as Educadoras e Educadores da Educação Pública". Representaram os professoras da rede pública municipal de Paranaguá, a presidente do Sismmap Karoline M. Rosario, a secretária geral Ewelin Jamile A. Teodoro dos Santos e a conselheira fiscal Fabíola Soares Arcega.

17 de março
O primeiro dia do evento foi marcado por homenagens às personalidades do âmbito nacional que se destacaram pela luta política pela educação, como o professor João Felício, que deu nome ao evento, falecido no ano de 2020, foi presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da APEOSP. Outro nome em destaque foi o da vereadora Marielle Franco, executada no dia 14 de março junto com seu motorista no Rio de Janeiro no ano de 2018, na ocasião da plenária os participantes levantaram uma placa com o nome da vereadora e bateram palmas por 1 (um) minuto.
Participaram do evento o jornalista Luis Nassif e o presidente da CNTE Heleno Araújo. Nassif destacou o Painel Conjuntura Nacional e Internacional os existentes desafios econômicos que atrapalham todos os outros setores, o ponto principal em destaque no Brasil em sua opinião é a Restauração da solidariedade, concentrando esforços nos direitos sociais e igualdade para todos.
O presidente da CNTE Heleno Araújo encampou a fala de Nassif reforçando a necessidade da organização do movimento sindical para que se consiga negociação coletiva nos estados e municípios. "Essa nossa luta conjunta é que vai fazer com que o nosso plano de lutas de fato seja executado pelos poderes públicos nas três esferas", declarou.




18 de março
A conjuntura educacional e o papel sindical para a reconstrução da educação pública brasileira foram os focos do segundo dia da Plenária. A revogação do Novo Ensino Médio foi um grande destaque na pauta das discussões. A Plenária contou com a participação da Senadora Teresa Leitão (PT Pernambuco) "o momento agora é de pedir a revogação do Novo Ensino Médio, a sua revogação e a criação de uma outra estrutura de educação, onde o Ensino Médio seja a última fase da educação básica e possa preparar os nossos jovens para a vida", declarou a senadora. Já Glauber Braga Deputado Federal (PSOL RJ), classificou o Novo Ensino Médio como uma tentativa de cassar o pensamento crítico e precarizar ainda mais a vida de estudantes e professores, além da instituição da militarização das escolas.
A Plenária contou com a presença dos representantes das Centrais Sindicais que, em suas falas defenderam a carreira do magistério e da importância de se trabalhar diante da enorme demanda de pautas para a classe que ficaram paradas durante o último governo.



19 de março
A plenária terminou com a aprovação unânime do Plano de Lutas da categoria e a aprovação das resoluções do bloco de emendas da Política Educacional, Política Sindical e o Plano de Monções.
O Presidente da CNTE, Heleno Araújo explicou que a Plenária Final teve a responsabilidade de apontar as políticas e as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos.




SISMMAR, Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária.

APMC, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Município de Colombo Pr.

Senadora Teresa Leitão e APP PR, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.


コメント